curiosidades sobre os Açores
- danielcorreia0097
- 8 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Existem ainda muitos mitos no que rodeia a ilha dos Açores. Algumas pessoas pensam que ainda vivemos como os primitivos, que não temos acesso a luz e internet, ou que os Açores não têm mais nada para dar para além das “vaquinhas”. Posso dizer-vos que são ideias completamente erradas acerca deste paraíso chamado Açores, e que, quem o visita, fica espantado.
Listei algumas curiosidades sobres os Açores e hoje venho partilhar com vocês.
A “língua” açoriana não existe. Falamos português, nada mais. O que existem são diferentes sotaques (que variam de ilha para ilha), como no resto de Portugal.
Não existe a “ilha dos Açores”. Os Açores são um arquipélago, constituído por 9 ilhas: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo.
Quando a maré está baixa, não conseguimos ir a pé para outra ilha. Isso é impossível acontecer, ou vamos de barco, ou vamos de avião.
Existem muitas expressões engraçadas que não se utiliza em Portugal Continental ou na Madeira.
Os Açores têm esse nome porque reza a história de que os primeiros navegadores descobriram as ilhas devido a muitas aves que pareciam Açores. (mas que, afinal, eram Milhafres)
Cada ilha tem a sua cor: Santa Maria é a ilha amarela, devido às giestas; São Miguel é a ilha verde, devido às pastagens; a Terceira é a ilha lilás, devido às latadas de lilases; Graciosa é a ilha branca, por causa das pedras brancas; São Jorge é a ilha castanha, devido às rochas na ponta dos Rosais; o Pico é a ilha cinzenta, por causa da sua montanha; o Faial é a ilha azul, por causa das hortênsias; as Flores é a ilha rosa, por causa das azáleas e o Corvo é a ilha preta, por causa da lava.
O grupo Ocidental é constituído pela ilha das Flores e a ilha do Corvo; no grupo Central temos o Faial, a Graciosa, o Pico, São Jorge e a Terceira; e no grupo Oriental temos a ilha de São Miguel e a de Santa Maria.
Comments