top of page

Paisagens da minha terra


Comecemos pela Lagoa das Sete Cidades, um dos lugares que já mencionei no blog mas que é, para mim, dos mais bonitos da ilha.

A Lagoa das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores e está situado na bonita ilha de São Miguel. Classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000, a Lagoa está rodeada de campos de cultivo que lhe dão uma vista única.

Existe uma lenda muito popular, no que toca á formação da Lagoa das Sete Cidades. Na freguesia das Sete Cidades existia um reino, habitado pela bonita Princesa Antília, de olhos azuis. Quando esta passeava pelos prados, encontrou um Pastor de olhos verdes, e por ele se apaixonou. Todos os dias os dois encontravam-se no mesmo local, apaixonando-se cada vez mais. O Rei desejava que a sua filha casasse com um Príncipe do reino vizinho e, ao saber da paixão da filha pelo pastor, proibiu esse amor. Assim, Antília, pediu um último encontro com o seu amor, no local do costume. Enquanto se despediam, os dois choraram tanto que, dos olhos azuis de Antília se formou a Lagoa Azul e, dos olhos verdes do Pastor, nasceu a Lagoa Verde. A lenda conta que, apesar de separados, as suas lágrimas ficaram sempre lado a lado, na Lagoa das Sete Cidades.

Já lá tinha estado algumas vezes, mas, quando a minha família veio visitar-nos à ilha, decidimos fazer uma visita guiada mais completa, não só para eles aprenderem mais sobre a ilha, mas nós também.

Decidimos optar então por uma visita guiada feita pela Azores Paradise Tours - https://www.azoresparadiseprivatetours.com/pt/homepage - e, deixem-me que vos diga, havia tanta coisa que não sabia, apesar de viver na ilha. O nosso guia, o Hélio, foi sempre muito prestável, profissional e simpático durante a visita. Sempre pronto a esclarecer as nossas dúvidas e a garantir de que estávamos confortáveis. Fizemos o circuito das Sete Cidades (https://www.azoresparadiseprivatetours.com/pt/tours), visitamos a fábrica de Licores Ezequiel na Ribeira Grande, onde provamos o delicioso licor de maracujá e pudemos ver como era produzido! Seguimos para o parque da Caldeira Velha, Miradouros da Lagoa do Fogo, fomos à fábrica de cerâmica onde pudemos ver como são fabricadas as loiças. A Vista do Rei, muito famosa também, é um dos lugares que gosto mais de ir. Estivermos no miradouro da Lagoa de Santiago, na Vila das Sete Cidades, na Lagoa do Canário, que conta com um dos melhores miradouros da ilha e, por fim, no miradouro do Pico do Carvão. Quando acabou a visita, só pensava que reservar outra para um local diferente (e foi isso que fiz, mas depois conto-vos). Porque a história da ilha, aliada às espetaculares paisagens, deixam-nos sem fôlego. Já para não falar de que o Hélio faz-nos querer conhecer mais e mais desta ilha encantada.


Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page