top of page

História do chá nos açores

Hoje o artigo é sobre chá e de que forma o chá Açoriano foi ganhando impacto a nível global.


Embora tenha a sua origem na China no terceiro milénio a.c , o chá tem sido procurado em todo o mundo. Os ingleses adoram chá, e a bebida é uma marca de sofisticação nos hotéis parisienses de alta qualidade. Mas fora dos Açores seria difícil encontrar outras fazendas europeias que crescessem. O chá tende a prosperar em lugares tropicais de alta altitude que recebem uma tonelada de luz solar, e os Açores têm as condições certas.


Foi por volta de 1800, quando a agricultura em forma dos Açores, as famílias mais ricas da ilha de São Miguel cresceu e exportou laranjas. Você podia ver pomares por toda a ilha - os moradores locais até se referiam às mansões como "as casas laranjas". Então, uma praga: em 1864 , as laranjeiras tinham sido destruídas.

Os fazendeiros estavam desesperados, mas não estavam dispostos a substituí-lo por qualquer cultura antiga. Como um arquipélago no meio do Atlântico, os Açores tornaram-se uma escala regular para os comerciantes em rota da África e do Sudeste Asiático. Como resultado, os habitantes locais tinham gostado de todos os alimentos exóticos, especiarias e têxteis a que tinham sido expostos.


O chá estava entre os favoritos deles.


Em 1966, de 14 fábricas transformadoras de chá restavam apenas 5. Actualmente sobrevive uma: a Fábrica de Chá Gorreana que, desde 1920, utiliza energia eléctrica aproveitando um curso de água; as outras funcionavam com máquinas a vapor.


Façam como eu e visitem este local fantástico onde poderão degustar os mais variadíssimos chás e levar umas lembranças para casa, do que melhor se faz nos Açores. O chá verde Hysson, por exemplo, é produzido a partir das três primeiras folhas da planta do chá (Camellia Sinensis) que são colhidas em julho e agosto, quando o sol é mais forte. O resultado é um chá verde acastanhado com um aroma delicado e um sabor intenso. Ideal para ser apreciado em todos os momentos do dia, o Hysson é muito rico em taninos e antioxidantes sendo conhecido pelos seus vários benefícios para a saúde, nomeadamente a obstipação.


Está à espera de quê?


Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page